“O Exploratório na sala de aula”

27-03-2023 09:55

    Esta atividade, destinada às turmas D e E do 8.º ano, decorreu no dia 27 de março, durante o tempo normal existente no horário das turmas. Os monitores do Exploratório de Coimbra, Alexandra Mendes e Ivo Alves, fizeram várias atividades experimentais que envolveram os alunos e que os fizeram participar com imenso entusiasmo e curiosidade.

    

    Realizaram-se atividades sobre o índice de refração da água, a tensão superficial da água e os materiais que flutuam e que não flutuam.

    Foi estabelecida uma relação entre o conceito de tensão superficial da água e a biologia. Alguns insetos (dado particularmente o exemplo do alfaiate) que se deslocam na superfície da água, devido a esta propriedade física da água, “tensão superficial”. De seguida, foi criado um rio imaginário no laboratório. Os alunos, recorrendo a tabelas, identificaram animais pouco, moderadamente, e muito tolerantes à poluição.

    Realizaram mais duas atividades " água virtual" e "água invisível", em que discutiram a quantidade de água utilizada no fabrico de diferentes peças de vestuário e na produção de alimentos. Os alimentos de origem animal gastam mais água do que os de origem vegetal. Os alimentos de origem vegetal têm, portanto, um menor consumo hídrico.

    A Equipa CV- Avelar dá os parabéns às turmas D e E do 8.º ano pela forma muito positiva como estiveram e se envolveram nesta atividade!

 

 

A esquipa CV - Avelar (Mário Marinho, Madalena Ferreira e Ana Jegundo)

 

Voltar