Parlamento dos Jovens- A NOSSA ESCOLA QUALIFICOU-SE NOVAMENTE PARA A SESSÃO NACIONAL

01-03-2015 15:40

    

    A equipa representante da Escola Básica e Secundária Pascoal José de Mello (Ansião), constituída pelos alunos José Domingos, João António Mendes (efetivos) e Filipa Faria, (suplente), qualificou-se, pela segunda vez consecutiva, para a sessão nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário. Na sessão distrital, realizada no dia 24 de fevereiro, no auditório do IPDJ de Leiria, a nossa escola obteve a 4.ª posição.

    A assembleia, que teve como tema “Ensino Público, Ensino Privado: que desafios?”, contou com a presença de 20 escolas do distrito, cada qual com dois deputados efetivos e um suplente (com direito à palavra mas não a voto). Nela, foi aprovado um projeto de recomendação sobre o tema em debate e apuradas as quatro escolas que integrarão a delegação distrital à sessão nacional do Parlamento dos Jovens daquele grau de ensino, a realizar nos próximos dias 25 e 26 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa.

    O projeto de recomendação da Escola Básica e Secundária Pascoal José de Mello, de Ansião, foi o mais votado na generalidade, com 23 votos. Seguiram-se os da Escola Secundária de Pombal, com 21, e os das Escolas Secundárias Rodrigues Lobo e Domingos Sequeira, ambas de Leiria, com 19. No debate na especialidade, foi eliminada uma medida e aditada outra, tendo sido, igualmente, aprovadas duas propostas de alteração.

Os resultados da votação das escolas representantes do distrito à sessão nacional foram os seguintes:

 

1 - Escola Básica e Secundária Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)............17 votos;

2 - Escola Secundária José Loureiro Botas (Vieira de Leiria, MG)..................15 votos;

3 - Escola Secundária Rodrigues Lobo (Leiria)............................................... 14 votos;

4 - Escola Básica e Secundária PASCOAL JOSÉ DE MELLO (ANSIÃO)............ 12 votos;

5 - Escola Secundária Domingos Sequeira (Leiria).........................................11 votos;

6 - Escola Básica e Secundária da Guia (Pombal).......................................... 10 votos.

 

    Face aos resultados apurados, a delegação do distrito de Leiria integrará as seguintes escolas secundárias: Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere), José Loureiro Botas (Vieira de Leiria, Marinha Grande), Francisco Rodrigues Lobo (Leiria) e PASCOAL JOSÉ DE MELLO (ANSIÃO). As escolas Domingos Sequeira (Leiria) e da Guia (Pombal) ficam como suplentes.

    Entretanto, na escolha do tema que o distrito apresentará na sessão nacional para o Parlamento dos Jovens 2016, venceu o que foi proposto pela Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (Leiria), “Legalização da cannabis: sim ou não?”.

    Por fim, foi eleito, de entre os elementos das quatro escolas apuradas, o porta-voz do distrito na sessão nacional. A escolha recaiu no representante da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (Leiria), Mateus Carvalho, com 17 votos.

 

Professora Isabel Santo

Voltar