Parlamento dos Jovens

08-03-2015 19:00

    Nos dias 21 e 22 de janeiro de 2015, decorreram, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Ansião, as Sessões Escolares do programa Parlamento dos Jovens para a eleição dos alunos representantes do ensino básico e do ensino secundário nas Sessões Distritais de 23 e 24 de fevereiro de 2015 respetivamente.

    O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República (AR), com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Termina com a realização de duas Sessões Nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de Deputados. Todas as escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário são convidadas a participar.

    A docente coordenadora do programa no nosso agrupamento, professora Isabel Santo e a professora Leonor Saturnino trabalharam com os dois grupos distintos de alunos, do ensino básico e do ensino secundário, organizando uma semana de campanha eleitoral que antecedeu a data das eleições, para eleger os seus representantes. Os alunos do ensino básico debateram o tema “Combate ao Insucesso Escolar”, propondo estratégias para o reduzir, e os alunos do ensino secundário debateram o tema “Ensino Público Privado: Que Desafios?”.

    Os alunos eleitos para representarem o agrupamento nas Sessões Distritais foram, do ensino básico, Andreia Gomes; Carolina Cotrim e Samuel Bairrada. Os alunos eleitos para representantes do ensino secundário, foram José Miguel Domingos, João António Mendes e Filipa Faria.

    Os alunos envolvidos aprenderam sobre o funcionamento das instituições democráticas, conheceram as regras do processo eleitoral, desenvolveram a cidadania e a responsabilidade.

    Nos dias 23 e 24 de fevereiro decorreram as sessões distritais, realizadas no concelho de Ansião. Os alunos reuniram para os trabalhos e o almoço foi servido na escola sede do Agrupamento de Escolhas de Ansião. Os nossos alunos representantes do ensino secundário qualificaram-se para a terceira fase, a nível nacional, que decorrerá na Assembleia da República nos dias 25 e 26 de maio de 2015.

Alunos representantes do 3.º ciclo: Andreia Gomes, Samuel Bairrada e Carolina Cotrim

Professora Luísa Lopes

Voltar