Participação no Fórum da Liga para a Proteção da Natureza (LPN): recordar “Plantas que curam e que cheiram”

21-04-2023 18:06

    No dia 29 de março, o nosso Agrupamento (AEA) esteve representado no Fórum “Educar para a conservação da flora”, da Liga para a Proteção da Natureza (LPN). Foi apresentado um projeto, “Plantas que cheiram e que curam”, outrora dinamizado pela APEE-AV-CC (Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Avelar e Chão de Couce) e financiado pela Ciência Viva- Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Com este projeto, foram desenvolvidas atividades na escola, no meio e na comunidade; procurou-se sensibilizar toda a comunidade escolar para o fascinante mundo das plantas, mais concretamente, para o património vegetal da região de Sicó, rico em plantas aromáticas e medicinais. Estiveram envolvidos cerca de quatrocentos e cinquenta alunos das escolas de Avelar e Chão de Couce, do pré-escolar ao nono ano, pais e professores.

    Tratando-se de um projeto que visa o desenvolvimento da cultura científica, a Associação de Pais teve o apoio da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do Jardim Botânico de Coimbra, que se disponibilizaram a apoiar a vertente científica. Internamente, no AEA, contou ainda com a colaboração da Direção do AEA, do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, da área disciplinar de Geografia, dos Clubes de Fotografia e Horta Pedagógica, da Biblioteca Escolar da Escola Básica n.º 2 de Avelar e o COJ.

    Os alunos, pais e encarregados de educação e professores, passaram a ser apenas um grupo de "miúdos e graúdos" verdadeiramente interessados em descobrir a nossa região e o mundo das plantas.

    Foi um privilégio o convite para participar neste forum e a oportunidade de partilhar um pouco de dois anos de "Plantas que cheiram e que curam".

 

Engenheira Manuela Marques e Professora Madalena Ferreira

 

Voltar