Semana da Ciência nas BE do Agrupamento

18-02-2015 18:06

    No final do mês de janeiro, decorreu no Agrupamento de Escolas de Ansião, a Semana da Ciência, com atividades que foram transversais aos diferentes níveis de ensino. As diversas iniciativas decorreram, na sua maioria, nas escolas sede e EB N.º2 de Avelar. Na concretização das atividades, as BE contaram com as suas habituais e indispensáveis parcerias – o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, o Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (colaboração dos Centros Auditivos Ouvir, Santiago da Guarda), o Centro de Ocupação Juvenil de Avelar e as Associações de Pais e Encarregados de Educação (Ansião e Avelar e Chão de Couce).

[Escola Dr. Pascoal José de Mello, Ansião]

    A Semana da Ciência contou com uma Feira de Minerais que decorreu no corredor em frente à sala dos alunos durante dois dias. Ao longo da semana, estiveram expostas na biblioteca três exposições: Ilusões de ótica, composta por uma seleção de imagens com alguns exemplos de ilusões de ótica e sobre alguns dos seus aproveitamentos, nomeadamente na arte e na publicidade; Observação do Sol, exposição cedida pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e que esteve exposta no átrio da escola e no interior da Biblioteca; representações de Rosa-dos-ventos, trabalhos elaborados por alunos do 7.º ano no âmbito da disciplina de Geografia.

    No dia 20 de janeiro, o Prof. Doutor Alexandre Aibéo esteve presente no Agrupamento de Escolas de Ansião. Licenciado em Astronomia, Mestre em Fundamentos e Aplicações da Mecânica de Fluidos e doutorado em Astronomia pela Universidade do Porto, é docente na Escola Superior de Tecnologia de Viseu e vencedor do Famelab 2010. Apresentou aos alunos das turmas do 10.º A e B o seu livro Isto não é (só) Matemática e proferiu nas duas escolas (Avelar n.º 2 e Básica e Secundária de Ansião) uma palestra intitulada “O Sol Tranquilo?” para todos os alunos que frequentam o 7.º ano.

    No dia 21 de janeiro, técnicos do Exploratório deslocaram-se a Ansião e promoveram uma atividade para os alunos das turmas do 6.ºA e B. A atividade denominava-se Alimentação e Higiene Espacial e na qual os alunos puderam “viajar” a bordo da Estação Espacial Internacional e descobrir como se fazem no espaço coisas tão simples como comer, beber ou ir à casa de banho. Descobriram muitas particularidades e curiosidades acerca da vida fora do planeta Terra e organizaram a sua própria ementa para levar para o espaço. Esta atividade foi muito do agrado dos participantes.

[Centros Escolares]

    Ao longo da semana, nas Bibliotecas dos Centros Escolares de Avelar, Chão de Couce, Lagarteira e Santiago da Guarda, bem como nas Escolas do 1º Ciclo de Ansião e de Alvorge, realizaram-se várias atividades para os alunos do 1º ciclo e do ensino pré-escolar. A Magia nos teus olhos permitiu um contacto com metodologias de observação científica, os alunos fizeram algumas observações, através das lupas binoculares, de variados elementos da natureza, animais e plantas: aranhas, melgas, borboletas, flores, musgos e líquenes. Na atividade Lendo e Experimentando Ciência, os alunos puderam ouvir alguns poemas do livro Ciência para meninos em poemas pequeninos, de Regina Gouveia, que serviram de mote a algumas experiências relacionadas com a luz, como por exemplo: fazer um arco-íris ou o disco de Newton, assim como também observaram a experiência da Explosão de Cores. Os mais pequeninos, depois de ouvir a história A que sabe a Lua, puderam distinguir a diferença entre o que era doce, salgado ou ácido através da prova de alguns alimentos. Lançou-se ainda o desafio de adivinhar ciência através de um concurso de adivinhas relacionadas com a ciência.

[Escola Básica N.º2 de Avelar]

    A Semana da Ciência contou com uma Feira de Minerais que decorreu na antiga sala de professores, dinamizada pelos animadores do Centro de Ocupação Juvenil, bem como uma exposição de Fósseis, dinamizada pelo professor Ricardo Pimentel. Esteve ainda patente a exposição Ciências de Informação Geográfica, gentilmente cedida pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, tendo sido visitada por todos os alunos do 3.º ciclo, acompanhados pela professora que leciona a disciplina de Geografia. Ao longo da semana estiveram expostas na biblioteca três exposições: Ilusões de ótica, composta por uma seleção de imagens com alguns exemplos de ilusões de ótica e das suas aplicações no mundo da arte e da publicidade; representações de Rosa-dos-ventos, trabalhos elaborados por alunos do 7.º ano no âmbito da disciplina de Geografia e a exposição de literatura de divulgação científica A ciência nos livros.

    A par destas iniciativas, decorreu o Laboratório Aberto - Ciência a Brincar, onde os alunos do 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade puderam observar e experimentar numerosas curiosidades científicas e acompanhar as diversas experiências realizadas pelos professores de Físico-Química e Ciências Naturais. O jogo de pingue-pongue com o secador de cabelo, para simular o efeito de Bernouli, foi uma das atividades mais apreciadas pelos alunos.

As professoras bibliotecárias Maria José Peres e Conceição Ferreira

Voltar